04 janeiro 2007

Fim do serviço militar e do voto obrigatório! O que acham?


Este tema me parece um tanto óbvio, mas por ter sido surpreendido algumas vezes, decidi colocar o assunto aqui para saber a opinião de mais internautas.
O fim do voto obrigatório, pra mim, seria um caminho para um país melhor, neste simples gesto, com certeza os canalhas da nossa política iam se extinguir aos poucos! Pelo simples fato, de que o voto seria dado por pessoas que tem real interesse em política!
Quantas e quantas pessoas, não foram votar porque são obrigadas? Não se dando nem ao trabalho de procurar qualquer informação substancial dos seus candidatos? Isso para não falar dos que venderam seu voto, por dentaduras, cestas básicas, bonés, tapinhas nas costas, promessas infundadas etc.
Há ainda muitas pessoas capacitadas, esclarecidas e que simplesmente por ter consciência que a maioria não tão politizada, é que preenche de fato os cargos governamentais, anulam seus votos, ou deixam se quer de votar!
A chance de eleger um presidente que era contra a reeleição, passou-se! Com uma mentalidade assim, talvez ele fosse a favor de tal idéia. Agora temos que respeitar a maioria e deixar o “homem trabalhar”, mas como seria bom se ele acabasse com essa escravatura do voto e deixasse quem quer ir às urnas! Será possível? Eu sei que a corja populista jamais aceitaria tal proposta, porém se o presidente Lula o fizesse, ele se consagraria para a história do Brasil! Já que o apoio popular ele tem, e depois de uma atitude dessa com certeza conquistaria a admiração das elites e da classe média! Como seria bom alguém ter tocado nesse assunto na época da eleição, mas ainda tá em tempo! Por que não?
Engraçado que aparece um monte de velhinhos, e discursantes do lindo ato demcrático! Santo Deus! Que democracia é essa que não me deixa escolher se quer se eu quero ou nao votar? Somos OBRIGADOS!


Também fico indignado com a obrigação que temos para com o Serviço Militar! Um país que nem tradição bélica tem, fazer com que todos se alistem e se coloquem a disposição das forças armadas brasileira, é estúpidez!
A grande burrice de tal atitude, se dá no desperdiço desses recursos! Que poderiam ser oferecidos a quem quer e a quem precisa de fato.
É simples de entender, milhares de jovens sonham com uma oportunidade de servir as forças armadas brasileiras, quer seja, exército, marinha ou aeronáutica, justamente por falta de emprego e de oportunidade, enquanto que jovens de classe média, sao selecionados a esmo e se vêem obrigados a abandonar empregos já certo e estudo para “servir a pátria”.

Então, eu sugiro que peçamos o FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO e o FIM DO SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO.

Quem concorda?
E que tal fazermos um abaixo assinado? O que acham disso? Ajudaria? Vamos debater o assunto antes, para elaborarmos algo bem feito.
____________________________________________________________
09/01/2007
Aqui o palanque é DEMOCRÁTICO! Segue abaixo uma outra opinião sobre este assunto. Mesmo postada anonimamente, neste palanque todas idéias são bem vindas!
Opinião própria, eis a questão! Em um país onde grande parte da população não tem opinião própria, qualquer das hipóteses em relação a obrigatoriedade do voto corre o risto de se tornarem inócuas.Se, por um lado, há pessoas que vendem seus votos, alegando ser sua presença nas urnas obrigátória, outras há que não votariam em um suposto "bom candidato" por falta de tal obrigação, o que acabaria por beneficiar a classe esclarecida do povo. Mesmo porque, eu não estou completamente convencido de que as pessoas que vendem seus votos o faz simplesmente por esses serem obrigatórios...Em suma, obrigando ou não, onde não há opinião própria qualquer das hitóteses estão fadadas ao erro, o que não dispensa, de forma alguma, um minucioso estudo da nossa legislação, valendo-se do Direito Comparado, para visualizar qual das hitóteses melhor se encaixaria em nosso sistema eleitoral.Quanto ao serviço militar, concordo com você.
07 Janeiro, 2007 12:48

4 Comments:

At 04 janeiro, 2007 17:50, Anonymous Anônimo said...

discordo quanto ao fim do voto obrigatorio, pois acho que somente aqueles que tem interesses votariam, como os apadrinhados. ja quanto ao fim do serviço militar obrigatorio, concordo. deveria tambem ser dada a estabilidade aos que trabaljam omo soldados ou cabos, ao inves de manda-los embora antes de completar oito anos, como acontece hoje em dia.

 
At 04 janeiro, 2007 19:29, Blogger Constantine said...

Eu já conversei com pessoas que venderam seu voto, e eles foram categóricos em dizer que se nao fossem obrigados a ir votar, nao iriam, mas já que tem que ir de frente pra urna eles acabam votando para quem prometeram, sem falar que muitos diriam que iriam, mas nao iriam!
O fato também dos populistas serem a favor do voto obrigatório pra mim evidencia isso também. E tb os países de primeiro mundo, na grande maioria, o voto é facultativo, é algo a se pensar.
Mas enfim, eu entendi seu ponto de vista e faz sentido também.
Obrigado por opinar!

 
At 07 janeiro, 2007 12:48, Anonymous Anônimo said...

Opinião própria, eis a questão! Em um país onde grande parte da população não tem opinião própria, qualquer das hipóteses em relação a obrigatoriedade do voto corre o risto de se tornarem inócuas.

Se, por um lado, há pessoas que vendem seus votos, alegando ser sua presença nas urnas obrigátória, outras há que não votariam em um suposto "bom candidato" por falta de tal obrigação, o que acabaria por beneficiar a classe esclarecida do povo. Mesmo porque, eu não estou completamente convencido de que as pessoas que vendem seus votos o faz simplesmente por esses serem obrigatórios...

Em suma, obrigando ou não, onde não há opinião própria qualquer das hitóteses estão fadadas ao erro, o que não dispensa, de forma alguma, um minucioso estudo da nossa legislação, valendo-se do Direito Comparado, para visualizar qual das hitóteses melhor se encaixaria em nosso sistema eleitoral.

Quanto ao serviço militar, concordo com você.

 
At 06 fevereiro, 2007 21:45, Anonymous Anônimo said...

Obrigatório ou não, não vai mudar nada... porque esse país precisa de investir em educação, só isso.
Burro votando obrigado ou não, no resultado dá na mesma.

 

Postar um comentário

<< Home