30 maio 2007

A brincadeira do copo.

Marcia Cobêro é Professora de Parapsicologia e Diretora Vice-Presidente do CLAP, e mais uma vez elucida para nós algumas daquelas questões que circulam por aí e que dispertam tanta dúvida.

Pergunta:

A brincadeira do copo, onde parece que possíveis espíritos se manifestam, é perigosa?


Resposta:

Sim, e muito. Não tem nada de brincadeira. Já deixou muitos jovens com medo. Alguns precisaram inclusive de psicoterapia.

Devemos distinguir dois aspectos:

1º) As respostas:

Devem-se a manifestação de fenômenos parapsicológicos. Às vezes se adivinha o passado, ou o futuro, ou acontecimentos longínquos (telepatia e clarividência em Parapsicologia)... Outras faculdades como a memória e talento inconscientes também ajudam... Ainda pode tratar-se simplesmente de invencionices, cálculos etc.

O que o Inconsciente pensa, sabe, imagina, supõe, inventa... ou adivinha parapsicologicamente, manifesta-o, neste caso, através da mal chamada brincadeira do copo. Manifesta o que desejamos ou o que tememos. Associações inconscientes de idéias...

Verdades ou mentiras?

Adivinhação ou invencionices?

Não se pode confiar no inconsciente!

2º) O movimento do copo:

a) por contato

É um fenômeno de automatismo inconsciente. Não é o copo que mexe os dedos. São os dedos que o mexem o copo. Trata-se de movimentos musculares automáticos, inconscientes, feitos pelas pessoas que colocam os dedos sobre o copo.

Se vocês puserem resina sob o copo para que este encontre alguma dificuldade em deslizar, e sobre o copo colocarem óleo... verão que escorregões dão os dedos, e o copo não se mexerá.

b) sem contato

Por faculdades parapsicológicas, por uma energia física exteriorizada (telergia), alguns podem mexer o copo sem contato. Isso é mais raro. Além de que é perigoso para a saúde fomentar ou desenvolver qualquer fenômeno parapsicológico.

Nunca são os espíritos dos mortos que dirigem nossos dedos. Não podem. Eles não agem no nosso mundo. Nossos dedos são comandados pelo nosso próprio espírito.

2 Comments:

At 10 junho, 2007 12:54, Anonymous Anônimo said...

nada haver!!!!!
AS PESSOAS TÊM MUITO O QUE APRENDER SOBRE TUDO ISSO...CÉTICOS QUE AINDA N TÊM RESPOSTAS PLAUSÍVEIS PARA EXPLICAR DEDETEMIDADAS MANIFESTAÇÕES SOBRENATURAIS
...

 
At 18 junho, 2007 16:15, Blogger Unknown said...

Não seria mais fácil, o espírito no caso, empurrar diretamente o copo, do que ter que movimentar o braço de uma pessoa?
Além disso, observe que não há manifestação empírica quando algum ser humano não a quer, não a deseja, e principalmente, só acontece quando alguém interfere diretamente, quer que aconteça! Ou seja, será mesmo espíritos ou fruto do nosso inconsciente?

Obrigado por postar.

 

Postar um comentário

<< Home