29 maio 2007

Como seria a vida após a morte?

As velhas indagações "de onde viemos e para onde vamos", e principalmente "qual o sentido da vida", para mim já são questões um tanto simplórias e de resposta insignificante, mesmo que houvesse verdade absoluta, pois penso que a pergunta certa a se fazer é QUAL O SENTIDO DA EXISTÊNCIA?

Na teologia cristã, Jesus anuncia uma nova jerusalém, onde os fiéis seguidores e dignos da bondade de Deus, viverão num mundo sem injustiças, banhado a ouro e prata. Tá, legal. Mas imaginemos que vamos para o paraíso então, o que faremos por lá? Qual o propósito de sermos criados por Deus, testados, provados e depois ficarmos em gozo eterno no novo mundo perfeito? Qual o sentido disso? Imagino os moradores da futura Nova Jerusalém, se perguntando, fomos criados apenas para viver?

Aliás, já imaginou como seria esse lugar? Se fossemos pela opinião dos evangélicos, protestantes, crentes e afins, seria um lugar cheio de pessoas como eles, cantando o dia todo, louvando a Jesus 24h (será que lá terá a mesma contagem de tempo o dia?), chega a ser engraçado, todo mundo lá chorando, rezando e idolatrando ao grande Pai! Lembra-me até o filme Equilibrium, mas ainda pior. E você que tem um desafeto, viveria com ele na maior felicidade no paraíso?
Quanto ao inferno, não existe justificativa racional para tanto, somos criados do nada, e os "reprovados" queimam no fogo, num mar de dor e sofrimento sem fim. Oras, não seria mais fácil destruir a alma do dito cujo logo de uma vez?

E quanto às outras doutrinas, como o espiritismo por exemplo, temos que ficar encarnando e desencarnando, para "evoluir" a alma, mas para quê? Aliás, essa coisa de evoluir só poderia ter vindo dos arrogantes kardecistas, onde o dito gênio Allan Kardec impõe suas teorias através de uma série de induções pretensiosas e sem aberturas para discussão, quem leu o Evangelho ou o Livro do Médiuns, sabe do que estou falando, a impressão que se tem é de que ele está nervoso! Ditando regras mesmo! Tá, evoluir pra ir para os outros mundos para qual finalidade? Fomos criados para adquirir conhecimento e nos tornarmos seres melhores? Então o céu ou paraíso não seria um lugar para os intelectuais? Os ignorantes estão condenados a não evoluir? Mas o importante não é apenas a fé e a bondade de coração? Se sim, o quê evolui? A espiritualidade? Pra quê? O espírito não é substância perfeita?!

Para todas respostas manjadas, do tipo, "ainda não temos sabedoria suficiente para saber" não responde à pergunta báscia que faço, e tão pouco faz de nós menos cobaias e seres tontos perdidos num espaço sem fim, afinal qual é o sentido de toda essa existência?

2 Comments:

At 29 maio, 2007 18:25, Blogger Varloc said...

Não se preocupe... vão todos para o inferno. Se voce for pro céu, vai nem gostar nem não gostar, simplesmente aceitar. Mass.... ainda acho que voce vai pro inferno também. :)

 
At 29 maio, 2007 18:37, Blogger Eduardo Caballero said...

Interessante, mas acho que realmente soubermos a resposta para todas essas perguntas, ficaremos loucos.

Ir para o inferno ou para o céu pode ser apenas uma subjetividade para você fazer o bem ou o mal aqui na terra, ninguém tem a certeza pra onde irá depois que morrer..hehehehehhee

 

Postar um comentário

<< Home