01 maio 2007

Profissão, já escolheu a sua?

Você que deixou mais um vestibular passar, ou ainda não decidiu-se que rumo dar à sua vida, eu vou pitar algumas dicas, curtas, grossas e sem amolação. So, let´s go:

1 - Primeiro, verifique qual sua área de interesse, fazendo um simples e curto teste:

Teste Vocacional

2 - Agora conheça várias profissões que você pode seguir. Uma pitada rápida, com descrição, aptidão necessária e campo de atuação.

GUIA DE PROFISSÕES

3- Se ainda tiver dúvidas, ou simplesmente não se identificar com profissão alguma, escolha a que der mais futuro! Grana! Rentabilidade! Empregabilidade!

É verdade, você achou que seus pais eram destruidores de sonho? Não são, eles sabem da vida! Escolha um curso, que você acha pelo menos ser suportável, mas que lhe praticamente assegure as coisas descritas brevemente no ítem 3.

Cáia na real, há pessoas tristes ou alegres, frustradas ou realizadas, em todas as profissões.
Não ache que a profissão ideal é a que lhe vai trazer a felicidade, não pense que existe a profissão dos sonhos para você, isso é coisa de novela. Existem pessoas deprimidas em todas profissões que puderes imaginar! Da mesma maneira, há pessoas felizes que teriam a mesma satisfação em ser um grande Doutor, ou sendo funcionário do mês numa pedreira.

O que trás a decepção, é não fazer nada! Estacionar. Eu fiquei 05 anos parado, hoje não tenho perspectiva de trabalho, de ganhar mais dinheiro ou de "mudar os ares", há não ser voltar a estudar. E aí, serão mais 4 anos para me formar no mínimo, ou seja, nesta brincadeira de "pensar no que é melhor pra mim", de "seguir meus sonhos", já terá se passado uma década! E ainda sei de gente que perdeu muito mais. Quanto à profissão que escolherei, ainda tenho as mesmas dúvidas, com a diferença da necessidade batendo à minha porta. Não deixe que ela bata à sua, decida-se, e se necessário mude de curso quantas vezes achar preciso, pois o maior pecado da vida é a omissão.