02 maio 2007

Os ídolos no Brasil de hoje

Podemos conhecer um país pela sua cultura e também pelos seus ídolos, já que os mesmos de uma maneira ou de outra representam seu povo, e refletem diretamente a cultura de tal lugar.

Vamos analisar rapidamente, os ídolos do momento no Brasil, que estão vivos e atuando hoje! São eles:


NA MÚSICA;

Quem? - Normalmente, qualquer música brega lança ídolos. Tem quem especifique rótulos bregas, para artistas como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, e banda Calypso. Mas para mim, sertanejo, axé, pagode e músicas românticas em geral produzidas aqui, são todas bregas! É a mesma ladainha, falta de conteúdo nas letras e harmonias musicais absurdamente pobres. Já os jovens, sobre tudo da classe média, gostam de um grupinho de novela mexicana e de grupos ditos emos, ou seja, não bastando o lixo daqui, ainda importam. Os campeões de vendas atualmente são, Zezé di Camargo e Luciano, Ivete Sangallo, Banda Calypso... e por aí vai.

Por quê? – A música, reflete diretamente a cultura de um povo. É o que a massa escolhe ouvir. Num país sem educação musical, qualquer coisa que aparece na mídia têm chances de cativar o público. Normalmente há todos tipos de apelos para atrair a atenção, menos o de se fazer música de qualidade, um refrão pegajoso já é o suficiente. Se você quer ouvir música de verdade, não procure nas emissoras de tv e rádio.


NO ESPORTE;

Quem? – Ronaldinho Gaúcho. Dez entre dez crianças, se perguntadas qual seu maior ídolo no esporte, responderá imediatamente Ronaldinho! Jogador apontado como o melhor do mundo, seguiu o mesmo caminho de todos grandes jogadores de futebol do nosso país, e atua na Europa. Afinal, faturar em euros é muito mais vantajoso, e no caso do nosso craque, foram cerca de 60 milhões de euros só no ano de 2006, entre futebol e marketing. Um país carente de ídolos, como Ayrton Senna, Oscar, Pelé, Marcelo Negrão e tantos outros, ainda tem que se contentar em ver os atuais ídolos apenas nos noticiários e sendo vendidos cada vez mais como mercadoria barata, e gerando receitas milionárias para os gringos.

Por quê? – Porque ele é jogador de futebol, único esporte devidamente valorizado pelos brasileiros. Precisa dizer mais?


NA POLÍTICA;

Quem? - Não importa quantas burradas ele fez, não importa quanto omisso ele seja, não importa se comandou o governo mais corrupto e escandalizado da história no seu primeiro mandato, que mesmo assim, o povo o reelegeu apenas por ser carismático. Essa foi a justificativa encontrada por especialistas e pelos próprios eleitores. Infelizmente, o povo brasileiro pensa que vive numa monarquia, onde o rei Lula comanda o Brasil. Política se faz com uma equipe e partidos, a figura do presidente é quase que figurativa. Ali Babá nada faz sem seus 40 ladrões.

Por quê? – Porque parece que para governar o Brasil, precisa apenas ser carismático. É o tal político dos “tapinhas nas costas”. O populismo sempre deu certo neste país.


NAS ARTES;

Quem? - Artes? Só se for da novela. Aí sim tem uma gama de ídolos no Brasil. De nomes já consagrados à estreantes vindos do BBB ou das passarelas da moda, "atuando" numa novela Global, já terá no mínimo seus 15 minutos de fama. Poderia citar vários atores e atrizes, porém, é mais fácil falar apenas das novelas da Globo, principalmente a que é exibida no dito horário nobre das oito. Ali, estão todos os ídolos brasileiros.

Por quê? – A Globo, definitivamente dita moda, principalmente através das novelas. Nessas pseudo-retratações da vida (só se for da deles), vilões são maus gratuitamente, prostitutas são batalhadoras e engraçadas, casais se separam, adulteram, casam e separam de novo, o mocinho tem sempre final feliz, pilantragem tem sempre tom de humor, putaria e sexo é tão rotineiro quanto um café da manhã, e tudo sob aplausos do povo brasileiro, que não decepciona os globais e sempre surpreende com recordes de ibope, mesmo com os velhos bordões.


DOS INTELECTUAIS;

Quem? - Jô Soares seria o mais lembrado como pessoa de grande inteligência se fosse perguntado ao povo brasileiro, principalmente às pessoas que sofrem de insônia ou que dormem tarde da noite. Inteligente, carismático (mais uma vez), escritor de bons livros, e com enorme perspicácia para o humor, Jô é uma lenda da tv brasileira e continua até hoje.

Por quê? – Essa é simples, porque ele é da Globo e tem um programa de tv até hoje. Caso contrário, já estaria no esquecimento. Poderia ainda ser ídolo de alguns, mas estamos falando dos ídolos atuais.


DA LITERATURA;

Quem? - Um homem polêmico, odiado por uns e idolatrado por outros. O fato é que Paulo Coelho é o maior autor de livros best-seller do Brasil, e um dos maiores do mundo. Vende, vende, vende e está sempre em evidência. Do senhor e da senhora que pararam de estudar na quarta série, ao universitário graduado e doutorado em Letras, não há quem não conheça este escritor.

Por quê? – Leitura simples e de fácil entendimento, além de acertados temas que envolvem esoterismo, ocultismos e mistério, conquistaram o povo brasileiro. Era o antigo parceiro de Raul Seixas na composição de letras para o roqueiro já falecido, talvez isso o tenha ajudado a vender seus primeiros livros (por já ser conhecido).