18 fevereiro 2012

A CLT - Um prejuízo para a sociedade.

Tenho pensado em quão ruim é a nossa CLT – Consolidação das Leis de Trabalho, eu a chamo logo de Cartilha de Malandro.

Como dizia um camarada, a CLT só serve pra colocar maldade na cabeça dose trabalhadosr, já os estimulando a provocar uma demissão para obterem o que querem, ou logo o famoso “acerto”.

Você que é empresário deve estar cansado de saber disso, não é? Funcionários no começo aceitam tudo, se oferecem até de graça praticamente, mas basta passar alguns meses e eles já começam se achar bacharéis em Direito, e usam sempre o tal do “acerto” como carta mestre, fazendo parecer que na verdade são os funcionários é que estão no comando, e acredite, em pequenas empresas, eles estão mesmo.

Os trabalhadores brasileiros em geral, são a favor do FGTS, do INSS e do Seguro Desemprego, e principalmente das multas rescisórias, na cabeça deles, quanto mais, melhor. O que eles não entendem, é que o trabalhador é mal remunerado justamente por isso. Vamos aos detalhes;

Todo mês são descontados 8% em média da folha de pagamento do funcionário, referente ao FGTS, mais tarde, numa demissão, o empregador ainda tem que depositar 50% do que estiver lá (sendo que o funcionário saca 40%, o governo embolsa 10%... Parece até a Roma antiga, hein? Quanta evolução...) e o governo adora o FGTS, são milhões em depósitos na Caixa para eles usarem. Ainda tem o desconto de INSS para futuramente o trabalhador se aposentar, sistema este arcaico e que está colocando a Europa de joelhos, o Brasil também estuda reformas neste sentido.

E ainda tem a multa rescisória. Tudo isso força uma cadeia, onde as empresas pagam o mínimo possível para o trabalhador, inclusive em muitas das vezes pagando adicionais e horas extras por fora (ilegalmente), para não sobrecarregarem suas folhas de pagamento, jogando a média salarial em todas as profissões lá em baixo. E fica assim, uma minoria de menos de 1% rica, e uma grande maioria ganhando salário de fome.

E ainda temos o Seguro Desemprego, uma idéia um tanto utópica, pelo menos pra mim. Como pode o governo que não investe em saúde, não investe em educação, não investe em segurança e em nada satisfatoriamente, ficar pagando salário pra “trabalhador” ficar em casa? Quem é autônomo, empresário, sabe que se você produz, você ganha, do contrário, não! Acho que o Seguro Desemprego é uma idéia excelente, mas para países como a Noruega, ok?

Só que aqui se paga, por quê? Porque é mais uma fantasia da famigerada CLT, que não educa, só suga! Todo este idealismo vem de uma mentalidade populista e paternalista do nosso governo, e neste caso, dos sindicalistas, onde se dá o peixe, mas não se ensina a pescar. Assim como nossa Economia, onde o Governo faz de tudo para controlá-la, faz de tudo pra arrecadar o máximo possível, e ele mesmo fazer as obras e “caridades” para população (agradando o povo para conseguir votos), ao invés de fortalecer a economia, desonerando mais as empresas, reduzindo impostos e deixando com que a própria sociedade se torne mais justa e economicamente mais independente.

Já imaginou se não existisse nada disso? O resultado seria salários maiores, uma economia muito mais forte e que pagasse melhor por todo tipo de trabalho.

O sistema atual beneficia o malandro, que pula de galho em galho e fica pegando acerto. É igual jogador de futebol; é mais lucrativo ficar mudando de time, do que permanecer vestindo a mesma camisa a vida toda.

Aí você deve estar se perguntando; mas se o funcionário pula de galho em galho é porque ele pediu as contas, e quem pede as contas quase não tem direito a nada? Né?

Negativo! É que isso na prática é muito difícil, o funcionário, pirraça, ou simplesmente pede para ser mandado embora, e na grande a avassaladora maioria das vezes, a empresa aceita e dispensa. Sabe por quê? Porque a Justiça do Trabalho é a única que não é cega, em que um dos lados da balança tem favorecido, que é o “trabalhador”, e isso é Lei. Já que se entende que existe um lado mais fraco, todo o ônus da prova é do empregador, portando as empresas evitam ao máximo demandas na Justiça do Trabalho. “Bendita” CLT!

Agora, é bem da verdade que se o Governo brasileiro mudar a CLT, desonerar as empresas desse monte de abusos, não vai ser automaticamente que os salários de todas as classes vão subir proporcionalmente, afinal, estamos no Brasil, terra da malandragem, o que vai acontecer é que quem estiver em cima vai lucrar mais e não vai repassar coisa alguma. Uma mudança real neste sentido, só acontecerá com a mudança de gerações e uma educação muito mais forte e ética nas escolas, só pra começar.

Aliás, quem é que vai se preocupar com isso, não é? Quem dos deputados, cheios da grana, na vida boa, vai propor de cortar “benefícios dos trabalhadores”? Só se for alguém que não queira mais se reeleger e olhe lá.

E então continuamos em mais um ciclo de explorados e exploradores, não necessariamente nesta ordem.