22 julho 2007

Por de trás dos teclados, mentiras e podridão.

Lembro-me quando discutia com um amigo através do Messenger, sobre o que era melhor, uma conversa direta, pessoal cara a cara, ou uma conversa virtual, via MSN por exemplo. Enquanto ele defendia a relação pessoal ou por telefone para se extrair a verdade do interlocutor, eu sempre senti que o meio eletrônico sempre revelava mais da pessoa do que estando de frente a ela.


Explico-me. Quando adicionei meus amigos pessoais no Messenger, aos poucos fui percebendo que eles falavam coisas que normalmente não diziam pessoalmente, e hoje isso me parece um tanto óbvio, afinal, você tem uma proteção de km de distancia, e tempo para se retratar caso diga uma besteira além do tolerável. Bem diferente de quando você vai conversar com uma pessoa de frente, onde normalmente, como todo ser humano, você se veste de uma máscara e de uma conduta social de inter-relacionamento rotineira.

Até mesmo mentiras, se tornam mais perceptíveis através da conversa por teclado, se você for bom leitor, consegue notar pequenas contradições facilmente, principalmente se o mesmo assunto for retomado dias depois.

O tempo passou, e hoje eu tenho certeza desta minha opinião. Observe no Orkut, uma infinidade de comunidades sobre racismo, idéias nazistas, preconceitos, piadas sobre tragédias (como a do vôo 3054), comportamento sexuais doentios, agressões às diferentes religiões e muito mais podridão.

Tudo o que as mais sórdidas pessoas não teriam coragem de dizer ou de se permitir pensar, na internet por de trás do anonimato ou da distância do embate, toma proporções muito maiores. E a grande maioria dos “neutros” são pessoas consumistas e egocêntricas, que gostam de se exibirem (por que eles têm prazer nisso?), quer seja através do que possuem ou da própria imagem.

A maior tragédia, é que parece que mais de 50% da internet e das comunidades de relacionamento, se tornaram lugares para extravasar indiferença, intolerância e maldade gratuita. Isso sem falar até agora no assassinato que está sendo praticado contra a gramática portuguesa, que na verdade escancara que uma grande parte dos usuários da internet não sabem escrever, analfabetos virtuais.

Reflexo do que a maioria é? Não sei, ainda tem muito conteúdo bom e gente de personalidade, mas que as porcarias crescem em proporções assustadoras, isso é fato.

1 Comments:

At 23 julho, 2007 19:56, Anonymous Anônimo said...

E o pior de tudo (ou melhor, vá saber) é que, atualmente, se você não existe no "mundo virtual", não tem vida at all.

 

Postar um comentário

<< Home