04 julho 2008

Nem todos são tão inteligentes quanto parecem.

Salve, salve, colegas e amigos que visitam o Palanque Democrático. Eu andei cansado de postar aqui e dei uma sumida, cansei até do nome do blog, pois a idéia original se perdeu, mas, como terapia pessoal, estou aqui de volta para vomitar, desabafar, xingar, ou apenas postar, novamente.

___________________________

Começo pelo que me chamou mais atenção essa semana. Não ao acaso, afinal acaso não existe, vi no programa do Jô Soares, o mesmo, fazer uma certa brincadeira com os vegetarianos, quase que ridicularizando esta nobre causa em pró da liberdade dos seres vivos, e fazendo algumas piadinhas, "sem maldade". Lógico que, muitos Vegans, como assim se denominam, manifestaram-se, e enviaram dezenas de e-mails para o apresentador, que fez questão de ler no ar, poucos dias depois. E o que parecia ser uma retratação, culminou numa ênfase das piadas anteriormente feitas. Além de não ter graça, Jô Soares, disse que apenas brincou, já que "uma cenoura não pode correr, enquanto que um carnívoro tem que correr atrás da sua comida", mais ridículo ainda, foi dizer que os alimentos vegetais também são vivos e devem gritar de medo. Nosso estimado gordo das noites globais, não conseguiu nem arrancar sorrisos da platéia.

Parece que, Jô, nunca viu, ou mesmo não sabe o que é um abatedouro, onde animais (vacas e bois, neste caso) vivem confinados, e têm suas insignificantes vidas (graças aos abatedouros), serem ceifadas com aproximadamente 02 anos de vida, quando a perspectiva natural de vida seria de até mais de 20 anos. Entupidos das piores drogas que a ciência criou para a engorda e rápido desenvolvimento muscular dos animais.

Não cabe aqui, eu adentrar com detalhes sobre o que acontece por de trás das paredes dos “criadouros”, abaixo, linkei alguns sites que tratam do assunto de forma completa. É bem a verdade, que sou contra radicalismos, afinal, a natureza também pode ser cruel, mas um animal quando é abatido por um leão por exemplo, teve a chance de ter uma vida, teve a chance de ser livre, e de não passar por tantos e tantos maus tratos até que chegasse sua morte, que faz parte da vida, afinal.

Para culminar o embaraço do apresentador, que não conseguiu defender seu ponto de vista, nem tão pouco fazer mais uma piada, ainda disse que as vacas merecem ser comidas, pois não teriam outra utilidade, demonstrando um egocentrismo inerente à pior qualidade de alguns humanos, que ainda insistem em não respeitar a natureza no seu todo.

O que eu não podia deixar de fazer, era também apoiar ao manifesto feito, e endossar o repúdio ao apresentador e humorista global, Eugênio Soares, o Jô, que não sei se me entristece com seu “especismo” e arrogância, ou se me alegra, por me dar a certeza de que pelo menos em um assunto, o poliglota, escritor, intelectual e grande “show-man”, é um completo ignorante.

Links:

Mais um novo filme, alertando para a crueldade terrível e banalidade com que os animais são tratados. Muito bem feito, vale a pena ver.

www.paredesdevidro.com


Site brasileiro, com muitas informações sobre o tema.

http://www.institutoninarosa.org.br/


Filme de produção nacional , Instituto Nina Rosa;

http://br.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU – Parte 1

http://br.youtube.com/watch?v=SKz6sgnUgdg – Parte 2


Documentário, Não Matarás, saiba o que acontece com os animais nas pesquisas médicas e científicas.

http://br.youtube.com/watch?v=pthqsAZ8MSY&feature=related – Parte 5, as demais estão linkadas no submenu do Youtube.