09 maio 2007

Uma lição na prática.

Ontem eu assisti ao programa, O APRENDIZ 4, transmitido pela Record às 23:00h, e precisava fazer este tópico porque me deparei com algo que vale a pena ser observado.

Sabe aquelas lições que a gente ouve por aí ou que lemos nos livros de auto-ajuda, do tipo, erga a cabeça, o mundo não está contra você, não seja pessimista etc? Pois então, ontem, finalmente eu vi acontecer na prática.

É que na sala de reuniões, onde o empresário e apresentador do programa, Roberto Justus, elimina um dos candidatos, dessa vez à vaga de sócio numa contrapartida de 1 milhão de reais, foi demitido um professor, que tentou se defender das acusações do grupo dizendo-se injustiçado e caluniado! Fez comparações com seus alunos da universidade, onde lá tinha divergências também. O problema é que ele não conseguiu se enturmar com o grupo e acabou sendo acusado de todas as formas de não ter contribuído para uma possível vitória da equipe.

Justus, ainda ouviu pacientemente todas as desculpas do professor, pois acreditava muito em ser um homem inteligente, e de certa maneira à frente dos outros canidatos, chegando até a relembrá-lo de que já havia lhe dito se ele realmente aceitaria "descer" do patamar de mestre e fazer "gincanas" atrás desta sociedade.

No entanto, no meio das explicações de complô e de distorções da verdade ditas pelo professor, Justus tomou sua decisão e concluiu algo semelhante a isto:
_ Professor, o senhor é brilhante, mas acho que nesta competição será difícil para você, parece sempre que o mundo está contra você! É na faculdade, é aqui no programa... será que o mundo todo está contra você? Infelizmente, precisamos nos relacionar com pessoas o tempo todo e saber lidar com isso, principalmente no mundo dos negócios. Você não continua mais conosco, está demitido! Desejo-lhe sorte.

Não é incrível? Todas aquelas liçõezinhas chatas que aprendemos, de se relacionar bem, de ter auto-estima, de não achar que estão todos contra você, foi imposto ontem na prática. Um dos candidatos mais brilhantes, que não se deu bem com ningúem justamente por ter uma cabeça diferente, foi eliminado.

Para mim, estou pouco me lixando para o relacionamento com as pessoas, afinal idiotice tá em alta hoje, mas a grande lição está justamente na postura diante do mundo. Não adianta esmurecer, achar que tudo dá errado, que estão todos contra você. Esse perfil, jamais é visto em qualquer empresário de sucesso. Eu nunca gostei muito do, O APRENDIZ, vi algumas injustiças ali, sob meu ponto de vista, porém, sempre que assisti e me via no lugar de algum candidato, eu realmente sentia que tinha que erguer a cabeça e enfrentar todas as situações, de maneira otimista, com humildade, mas sem pensar pequeno. Nota positiva para este programa, que trás para a televisão um dos empresários mais bem sucedido do Brasil, deixando pequenas lições.