05 julho 2007

Pra que existem apresentadores?

Já tentei me acostumar, já tentei tolerar, mas não dá, não consigo entender porque existe apresentador.

Essa idéia parece absurda para você? Oras, façamos uma reflexão.

Minha raiva começou com a MTV, extinto canal de música (sim, extinto canal de música, ou tem música lá?), e atualmente canal de tranqueiras pró-juvenis. Eu não entendia porque idiotas chamados vj’s eram contratados para fazerem palhaçadas e falarem bobagens, quando a única coisa que eu queria ver era um vídeoclip da minha banda preferida, ou algum show. Sacou? Imagine agora, se não tivesse nenhum deles por lá, e todos os videoclipes e shows entrassem direto! Bem melhor, não?

Aliás, odiava tais profissionais há muito mais tempo. Quando era criança, eu ficava indignado de ter que agüentar a Xuxa, a Angélica, a Mara e tantas outras, eu só queria ver os desenhos! Será que é difícil entender? Meus amigos também reclamavam bastante sobre isso, da enrolação que era para começar logo a droga dos desenhos! E até hoje em dia, essa maldita fórmula continua.

Agora vamos generalizar o mesmo pensamento, vejamos como seria bom. Já pensou nos telejornais sem apresentadores? Já tem os jornalistas nas ruas falando da notícia, pra que jornalista apresentador? Podia entrar as notícias em seqüência, e pronto! Talvez apenas uma prévia com destaques no início da programação.

Às vezes é tão engraçado que a própria prévia do apresentador já é a notícia em si, e mesmo assim já vi anunciarem três ou quatro vezes antes de entrar a reportagem de 20 segundos, já explicada antes.

Com isso, os programas de auditório teriam dias contados. ÓTIMO! Prefiro mil vezes um bom filme, do que essas porcarias importada da antiga maneira de se fazer televisão norte-americana. A ressalva valeria apenas para os programas de entrevista, esses sim, indispensável a presença do entrevistador e apresentador, óbvio.

E tudo isso sem nem citar ainda os intervalos comerciais, cada vez maiores e azucrinantes, até dentro de alguns programas tem propaganda. Acho que a extinção dos apresentadores, faria uma TV mais objetiva, moderna, e com uma grade de programação muito maior, já que não haveria mais “enrolação”, todos teriam que se redobrar para preencher horários de forma mais útil e criativa.

Muitos dizem que precisamos de uma televisão mais imparcial. O dia em que não existir mais apresentadores, talvez isso seja possível.